sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Em memória de Bruna Valeanu

Comoção geral no enterro de Bruna Valeanu, brasileira assassinada pelo Hamas no festival de música eletrônica Terra Nova, na madrugada do massacre de 7 de outubro, no sul de Israel. País em luto. A dor de um é a dor de todos.

Poucas vezes senti uma emoção tão intensa como ao fazer parte da multidão que abandonava seus carros às margens das vias principais em lugares proibidos, num imenso engarrafamento gerado pela solidariedade que conduzia uma multidão silenciosa ao cemitério. Havia força e energia no ar. Todos conectados pela tragédia que se abateu sobre Bruna Valeanu e sobre centenas de jovens cheios de vida como ela. 

Havia-se divulgado que por questões de segurança e por ser ela nova imigrante em Israel, acompanhada apenas pela mãe e irmã, que haveria poucas pessoas... 

Assim, brasileiros e israelenses desconhecidos se mobilizaram para prestar homenagem a Bruna, formando uma multidão de pessoas e um engarrafamento quilométrico por todas as vias que circundavam o cemitério Yarkon de Petah Tikva, região metropolitana de Tel Aviv.

A cerimônia aconteceu em português e hebraico, com a presença do prefeito e do rabino-chefe de Petach Tikva (cidade em que ela morava com a mãe e uma das irmãs), do rabino brasileiro de Raanana e do embaixador do Brasil em Israel.

São nas horas mais difíceis que a solidariedade se manifesta em sua enorme potencialidade. 

Am Israel chai.

Raquel Teles Yehezkel

Petah Tikva, Israel 

10.10.2023 

Em memória de Bruna Valeanu

יהי זכרה ברוך לעולם ועד


Fotos de Zipi Grinboim Hoffman






Nenhum comentário:

Postar um comentário