"Alegrem-se e regozijem-se com a "Introdução de (novo) Livro da Torah / Hahnassat Sefer Torah" na sinagoga Eli Cohen de Petah Tikva: pela elevação da alma de Nadra bat/ filha de Regina e Yossef" - está escrito no convite - em tradução livre.
No dia 15 de agosto de 2022, completa-se, pelo calendário judaico, um ano da passagem da minha sogra, Nadra Yehezkel, z"l (abençoada seja a sua memória), data que marca o fim do luto de seus filhos.
Para esta ocasião, meu sogro, Meir Yehezkel, que tenha vida longa, vai doar à sinagoga que frequentam, em nome da esposa, para a elevação de sua alma, um novo rolo da Torah (Biblia) - pela saúde dele, de seus filhos e seus descendentes.
Um rolo grande da Torah, sempre escrito à mão e coberto por uma armação decorada, é algo muito caro, em torno de pelo menos 45.000 dólares. A "Introdução" de um novo rolo da Torah na Sinagoga não é algo corriqueiro e gera uma grande festa e muita alegria para a comunidade que a recebe. Ela deve ficar completamente pronta no dia do evento a que é dedicada, sendo a(s) última(s) palavra(s) escrita(s), de forma comemorativa, na presença dos convidados. Então, o rolo é introduzido numa capa ou em uma armação metálica já pronta. Acima dela há uma coroa simbolizando que a Torah é nosso Rei. Por dentro da coroa, de um lado, está escrito: "Pela elevação da alma de Nadra, filha de Regina e Yossef"; do outro lado: "Pela vida de Meir Yehezkel (esposo), de Rachel, Nissim, Ofer, Naomi (filhos) e todos os seus descendentes".
Neste folheto está o convite aberto à comunidade para festa de "Introdução de (novo) Livro da Torah" na Arca Sagrada da sinagoga Eli Cohen de Petah Tikva, frequentada pela família, e também para o serviço religioso e o seudat mitsvá.
O convite enumera os convidados de honra:
- O rabino-chefe de Petah Tikva, Yonathan Edward;
- o rabino da sinagoga Eli Cohen, Yakov Salhov;
- o rabino Eliyahu Yehezkel, neto da falecida (meu filho Elias);
- o prefeito da cidade, Rami Grinberg;
- o vice-prefeito Eliyahu Ginat;
- o chefe municipal para assuntos religiosos, Reuven Yossofov.
Para a passagem do cortejo, a prefeitura fecha o trajeto que liga o local de onde deve sair a Torah - casa dos meus sogros - até a sinagoga, a três quarteirões dali.
Como uma noiva, a Torah é conduzida à sinagoga debaixo de uma hupah (um dossel ou pálio nupcial), carregados, a Torah e o pálio, honrosamente e com muita alegria, pelos convidados, familiares e amigos homens acima de 13 anos.
À frente do cortejo vai um carro com pisca-pisca de luzes coloridas, tocando músicas litúrgicas, enquanto convidados e transeuntes caminham atrás comemorando com cânticos e muita alegria a chegada de um novo Livro da Torah à sinagoga. É uma grande festa. Algo parecido com o regozijo de um pequeno trio elétrico dedicado às palavras de Deus - a Torah.
Após o serviço religioso da noite, é servido pela família, no salão da sinagoga, um "seudá mistvá"/ um "banquete" a todos os presentes, marcando o fim do luto, conforme prescrito.
Nadra Yehezkel, filha de Regina e Yossef Sasson, filha, esposa, mãe, avó, bisavó, tia, minha sogra amada e dedicada à família, seja abençoada a sua memória hoje e sempre, a guardaremos eternamente com muito amor e gratidão por tudo que fez por cada um de nós.
Raquel Teles Yehezkel
Belo Horizonte 5.8.2022
Meu sogro, Meir Yehezkel
Convite para a "Entrada de novo Livro da Torah" pela elevação da alma de Nadra Yehezkel filha de Regina e Yossef Sasson, na sinagoga Eli Cohen, em Petah Tikva, Israel.
Imagem do interior armação na qual será introduzida o no Livro da Torah