domingo, 16 de abril de 2017

PÁSCOA JUDAICA / PESSACH / PASSOVER

Páscoa Judaica / Pessach / Passover

Hoje às 6 da tarde começa a Semana de Pessach, a Páscoa judaica, Passover ou Passagem. É a saida do povo judeu do Egito: "Deixe meu povo ir", disse Moisés ao Faraó.

Pessach é cheio de simbologias. São muitas as passagens: é a passagem do Anjo da Morte que saltou as casas dos judeus no Egito, cujos umbrais das portas estavam marcados com sangue de cordeiro (hoje marcados pelas mezuzás), poupando-lhes os primogênitos; é a passagem do mar Vermelho que se abre para o povo judeu atravessá-lo; é a passagem do inverno para a primavera; mas é sobretudo a passagem da escravidão para a liberdade.

E assim comemoramos todos os anos, o Leil haSeder (Noite de Pessach), para lembrarmos que escravos fomos no Egito e escravos não seremos nunca mais. B"H. Esta noite e esta semana são diferentes de todas as noites e de todas as semanas do ano, pois nela não se come nada de farinha ou grãos, come-se sobretudo a matsá/ pão àzimo, sem fermento, um tipo de biscoito água e sal 20x20cm, para lembrar os 40 anos que os judeus viveram no deserto sem fermento para fazer o pão.

Nesta noite, a grande familia se reúne para um banquete e juntos leem A Agadá, um livreto que reconta a saga da libertação do povo judeu no Egito. E a noite segue uma ordem / Seder, por isso se chama Leil HaSeder, pois durante a leitura come-se folhas amargas para lembrar como era amarga a vida na escravidão; come-se harosset, uma mistura de tâmaras ou maçãs com castanhas, que simboliza o barro, a argamassa com que os escravos construíram os monumentos no antigo Egito; come-se ovos, simbolizando um novo começo, e canta-se várias canções que recontam a história. Nessa leitura, as crianças fazem perguntas e o avô ou o pai, o mais velho, que conduz o Seder, tem a oportunidade de responder e de recontar a história. E toma-se muito vinho.

É uma noite alegre, de rememoração. E durante uma semana comemora-se Pessach. Não se come nada de farinha toda a semana. As confeitarias, macdonalds, hamburguerias, falafels ficam fechados toda a semana. Os supermercados cobrem todas as prateleiras de produtos que levam farinha ou fermento. Em casa, troca-se todos os pratos, panelas, copos e talheres para outros que só se usam em Pessach.

Tudo isso para que lembremos que esta é uma semana diferente, uma semana de passagens...

Texto de Raquel Teles Yehezkel
Israel 10.4.2017


Pessach 2021




Nenhum comentário:

Postar um comentário