quarta-feira, 30 de agosto de 2023

O Português de Yaniv / Português Língua de Herança

Yaniv tem 6 anos e nunca morou no Brasil. Filho de pai e mãe brasileiros, nasceu e cresceu em Israel. Os pais falam português em casa, e Yaniv desenvolveu a língua com naturalidade.

Passaram-se alguns anos até que entendesse que as palavras que ele falava não pertenciam à língua de Israel, e que seus coleguinhas do jardim não entendiam o que ele dizia. Para ele, que se expressa com naturalidade, que tem um entendimento profundo da língua materna, não lhe passava pela cabeça que as pessoas na rua não pudessem entender a lógica tão perfeita da língua em que se comunicava e se relacionava em seu dia a dia.

Minha amiga Beta, mãe do Yaniv, me surpreendeu ao me enviar as frases dele. Fiquei encantada e eufórica com as reflexões que ele foi capaz de inferir da língua em que se expressa.

Segue um pouquinho da lógica genial de Yaniv, um menino carinhoso e criativo, que vê o mundo pela via do afeto e da lógica, reforçando a hipótese de que a lógica gramatical das línguas já existiria na mente dos falantes de uma língua materna, como propôs o linguista Noam Chomsky.
****
Frases do Yaniv:

- Mãe, colo é abraço no ar, né?

- Mãe, abraço é a continuação do braço né?

- Morada tem a ver com namorada?
(Lendo um livro de lendas do Brasil onde a Cabra Cabriola dizia que levava as crianças pra sua morada. E continua a refletir sobre a língua e a elaborar as possibilidades que de repente vai vislumbrando e desvendando...)

- Não é que a gente gosta da namorada?
- Claro!
- Ahhhh, já sei, a gente também gosta da casa e a gente casa... 

****
Como são incríveis e múltiplas as construções da mente e da nossa linda língua portuguesa!, que encerra infinitas possibilidades de criações, de associações e de interpretações! 

Vivemos distantes do Brasil? Sim, mas Yaniv é a prova de que podemos deixar nossa língua materna como um legado para nossos filhos. Um legado que expande a mente e a capacidade de compreensão de mundo.

E o Yaniv? Ah, sem comentários... Mil likes para ele! 

Raquel Teles Yehezkel

Israel 29.8.2023

#PLH #porugueslinguadeheranca



quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Ao pé do Rola Moça, córrego Jangada - Casa Branca, Minas Gerais

Durante quase dez anos tivemos uma casinha com muita água e varanda, de onde se via as chuvas torrenciais caírem ou o sol nascer por entre as brumas da manhã ao pé da Serra do Rola Moça, córrego Jangada, Casa Branca, Minas Gerais. 

Pelo lado de Brumadinho, éramos vizinhos da Vale do Rio Doce, onde do chão virgem brotam-se hematitas, puro ferro, pouco antes de onde estourou a barragem de rejeitos de minérios em janeiro de 2019, em Córrego do Feijão. Do outro lado, morava um casal, recém-casados, em uma casa antiga de adobe, que estavam restaurando eles mesmos. Ele, o Júnior, era engenheiro e fazia em seu próprio quintal os blocos com o barro local, de terracota, cor maravilhosa, quase um laranja vermelho; as telhas da casa eram rústicas, na forma antiga em que os escravizados faziam-as literalmente "nas coxas". 

Enquanto restauravam sua linda casa, tiveram um bebê, o Rafael, que crescia ali entre o movimento das galinhas e patos no terreiro, os montes da construção e os muitos amigos que lhes frequentavam a casa. Rafinha era um menino encantador, e a mãe, Miriam, uma jovem acolhedora, trabalhadeira, que se dividia entre a casa e o trabalho num Tribunal de Belo Horizonte. 

Após uns doze anos sem contato - desde que vendemos o sítio "de porteira fechada", como se diz em Minas, e nos mudamos para Israel -, ela encontrou o Alon, meu filho caçula, e depois a mim nas redes sociais e me mandou algumas fotos do tempo em que éramos vizinhos... 

O Rafael agora tem 20 anos, e estuda engenharia em Belo Horizonte. O Alon tem 27, e trabalha com iluminação de palcos em Tel Aviv. 

O tempo? Ah... escapa-nos entre o trabalho e os muitos acontecimentos do dia a dia... A memória? Torna-se difusa, quase como se este hiato de vida nunca tivesse acontecido... 

Raquel Teles Yehezkel

Tel Aviv 17.8.2023

Nossa casa ao pé da Serra do Rola Moça, córrego Jangada, Casa Branca - Brumadinho, M.G.


Com Nissim

Com Rafael

Alon

Chão de hematitas. Região de Casa Branca - Brumadinho, M.G.