quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Um email de amor

Hoje recebi um email -

parte dos amores em pedaços do meu livro

dando frutos, 

proporcionando novas vivências. 

Por isso escrevo, 

para congelar pedaços da vida, 

de amores vividos e repartidos. 


Hoje recebi um email. 

Um email sensível, 

que compartilhava comigo

pedaços de mim mesma. 

Que me emocionou à lágrimas. 


Nele havia muito. 

Partes de mim, do autor, 

de minhas irmãs, de minha mãe, 

de minha casa, 

de memórias coletivas de um tempo 

em que eu descia e subia ruas e ônibus 

a caminho da escola e da vida. 


Hoje recebi um email. 

Um pedaço de amor.

****

Fri 9/9, 1:21 PM

Para: Raquel Teles Yehezkel

Gostei do seu livro, biográfico e também de memórias. Um livro íntimo, com particularidades e histórias de seu pequeno e infinito universo como pessoa e mulher!      

Achei como em uma mistura de receita, você enquanto escritora, uma porção de Cecilia Meireles e uma porção de Clarice Lispector, numa combinação muito interessante. Para mim coloquei em destaque os textos que fazem o livro (Maria Maria, Presente de vida, Tupis esquina com São Paulo). 

Conheci a senhora Dona Maria Teles no Retiro do Chalé, ainda estava com a saúde estável e muito consciente, sempre em silêncio mas agradabilissima. 

Conheci a Mariteles ou a Telinha também no Retiro do Chalé numa tarde agradável de conversas onde ela serviu um delicioso cachorro quente com suco, tudo feito por ela. 

Saí do anexo Colégio Estadual Gameleira e fui para o Colégio Central estudar o científico à tarde. Com o passar dos meses já identificava os estudantes que iam no ônibus linha Lourdes para o Estadual Central na rua Rio de Janeiro e também no retorno na Av do Contorno para a volta até o centro de BH. Notei uma menina, não era uma jovem, era muito nova, sim era uma adolescente, muito branca, muito loira, das bochechas rosadas e vermelhas e dos olhos azuis, menina muito linda. Com o passar dos meses vi que era irmã de uma colega do científico de nome Goretti e logo fiquei sabendo do seu primeiro nome, Raquel. Esse tópico do livro “Amor em pedaços”: (Tupis esquina com São Paulo) diz muito sobre meus momentos nos idos de 1972 e 1973. Suas lembranças perfeitas do entorno do apt em que você morava, e várias vezes te via descer ali na rua São Paulo e ir para o edificio Moreira, guardo ativas na memória e fechando os olhos vejo aquela menina adolescente, igual da época em que eu tinha 18 anos. 

Essa menina linda de nome Raquel tornou escritora e uma mulher muito linda e educada e que vai fazer sucesso como escritora! Parabéns pelo seu livro, estarei novamente em seu outro lançamento, do seu próximo livro! É só me avisar. 

Angelo  Goulart

****

Algumas vezes encontrei Ângelo com minha irmã na casa de nossa mãe no Retiro do Chalé.

Sentia que o conhecia do passado, mas sempre creditava essa sensação ao fato de ter sido colega de minha irmã na juventude. 

Lendo seu email carinhoso, veio-me a certeza de que o conhecia de outro passado. Aquele jovem alto, magro, bonito, moreno de olhos profundos, ficara gravado em minha memória desse tempo que ele descreve, como meu contemporâneo de vivências comuns nas caminhadas da vida. 

Hoje recebi um email,

um email de amor. 

Raquel Teles Yehezkel

Tel Aviv, 14.9.2022

Com Ângelo Goulart no lançamento do meu livro Amor em Pedaços, 
na Leitura BH Shopping em 8.8.2022